Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Movimentos Vanguardistas Europeus





A arte do fim do século XIX e início do século XX, como toda arte, foi influenciada pelos acontecimentos da época: 

Interesses econômicos levavam as nações europeias à se armarem para a I Guerra Mundial.

Grandes descobertas como a eletricidade, o automóvel e o avião mudavam a vida e a relação das pessoas com o consumo.

A Revolução Industrial gerou desigualdade social ocasionando revoltas e greves.

As mudanças rápidas criaram não só uma nova arte, mas várias, que conviveram e influenciaram umas às outras.

Segue um resumo de cada movimento, e algumas imagens dos principais artistas de cada um deles.


Expressionismo - Iniciado na Alemanha no começo do século XX expressando sentimentos e emoções. Revela o lado pessimista da vida, causado pela modernização das cidades que trouxe isolamento às pessoas. Formas e cores naturais foram alteradas para causar impacto emocional, composições agressivas desprezavam perspectiva, luz e sombra para expressar o patético, o trágico e o sombrio.









Cubismo - Surgiu em 1907, quando o quadro Les Demoiseles D’Avignon de Pablo Picasso foi exposto em Paris. Esta pintura foi influenciada pela Arte Africana que estava sendo descoberta pela Europa. Vários artistas passaram a pintar decompondo a realidade em fragmentos. Esta nova forma de representação rompeu preceitos mostrando que existem outras maneiras de perceber e interpretar a realidade.












Fauvismo - Tem como características a máxima expressão pictórica, cores intensas, porém as formas são simplificadas. Temas leves sem intenção crítica revelam apenas beleza, emoções e alegria de viver. O movimento recebe este nome porque os artistas eram chamados de Fauves (feras), devido à sua forma agressiva de lidar com as cores.














Abstracionismo - Recusa a herança renascentista das academias de arte abandonando o compromisso de representar a realidade aparente e não reproduzem figuras nem tema algum que se assemelhe à realidade, o que importa são as formas e cores da composição. Há duas vertentes principais: a informal ou lírica, que privilegia as formas livres; e a geométrica, que utiliza instrumentos em busca da precisão.











Futurismo - Surgiu de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista. Utilizava-se de cores vivas, contrastes e sobreposição de imagens com a pretensão de dar ideia de movimento, dinamismo e velocidade.  A obra rejeitava o moralismo e o passado, e chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas.









Dadaísmo - Originado em 1915, em plena I Guerra Mundial, em Zurique. Negava todas as tradições sociais e artísticas, sua base era anarquismo e o seu slogan era: “a destruição também é criação". Contrários à burguesia e ao naturalismo, buscavam acabar com a arte acadêmica, admirando a arte abstrata, o acaso e o absurdo. Tinham tendências claramente anti-racionais e irônicas, totalmente sem sentido. O objetivo máximo era o escândalo.













Surrealismo - Pretendia explorar a força criativa do subconsciente, o anti-racionalismo, a livre associação de pensamentos e os sonhos, norteado pelas teorias psicanalíticas de Freud. A liberdade era extremamente valorizada seguindo a abstração e o figurativismo, utilizando de grande habilidade nas técnicas academicistas.

















Videoaula Vanguardas Europeias
 Movimentos Vanguardistas Europeus

Clique aqui para assistir👇👀





17 comentários:

  1. Olá alunos do 9ºA Escola Integral Constantino 2020! Esta postagem é para que vocês visualizem as obras dos artistas dos Movimentos Vanguardistas Europeus! Espero seus comentários:

    Qual das obras acima mais chamou sua atenção e por quê?

    coloque o nome da obra, a qual movimento pertence, e o motivo de ter chamado sua atenção. Nome completo logo após a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surrealismo- O Sonho,Salvador,Dali 1937
      Interessante a forma de como está pendurado a lona dando forma de um rosto.
      Miguel Rodrigues de Almeida

      Excluir
    2. A pintura que eu mais gostei foi a Balsa da Medusa de Théodore Gericault por que a pintura está muito legal e bem feita.
      luiz Henrique de Oliveira

      Excluir
  2. Futurismo- ciclista Natália goncharova 1913
    Impressionante como conseguiram fazer uma bicicleta perfeitamente com todos seus detalhes e ainda conseguiraconseguiriam fazer com que ela esteja em movimento

    Thiago Cardoso Aguilera

    ResponderExcluir
  3. Futurismo; me chamou a atenção nas cores que eles usavam,eram cores vivas e contrastes,as imagens tinham a pretensão de dar ideia de movimento dinamismo e velocidade. A obra rejeitava o passado e chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas.

    Ivany Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. A pintura que eu mais gostei foi a Balsa da Medusa de Théodore Gericault por que a pintura está muito legal e bem feita. Marcos Antonio 8A

    ResponderExcluir
  5. Expressionismo - O Grito - Edvard Munch
    As cores escuras e traços mais fortes, sem se preocupar com a perfeição e a realidade. O que a pintura quer retratar e o enorme impacto emocional que ela nos causa. Acredito que seja uma obra com muitos significados por trás de tudo. O autor, Edvard Munch, também conseguiu transmitir na obra um pouco pelo o que ele estava passando. Isso é incrível. Podemos ver o quão forte estava sendo suas emoções enquanto o mesmo criava, tudo isso foi passado à obra pelos traços, cores e formas.
    Marcella Trindade Nantes

    ResponderExcluir
  6. Surrealismo:ela explorava força do pensamento e dos sonhos,e o figurino que eles usaram nessa obra ta show!!!
    Marcos Paulo Ribeiro sesé 9 Ano A

    ResponderExcluir
  7. Surrealismo Golcondo 1953 René magritte- A Obra me traz várias formas de interpretação,é incrívelmente interessante, me faz pensar, gostei da obra.-Gabriely Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Futurismo - Surgiu de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista. Utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar ideia de movimento dinamismo e velocidade. A obra rejeitava o moralismo e o passado, e chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas.


    Eu achei bem interessante o geito das pinturas essas cores vivas muito bacana ...todos essas obras são magníficas e muito legais achei todos bem interessantes...A as pinturas me chamou atenção
    MARIA FERNANDA RODRIGUES

    ResponderExcluir
  9. Fauvismo- me chamou atenção nas cores usadas e na forma de pintar.Passa o confortável sentimento de alegria.

    Maria julia

    ResponderExcluir
  10. Futurismo ciclista me chamo atenção foi as cores e o estilo que foi pintado
    José Luciano

    ResponderExcluir
  11. Cubismo: Retrato de Ambroise Vollard- Picasso
    Me chamou atenção o fato de mesmo fazendo parecer um espelho quebrado, você ainda reconhece a imagem e um homem barbudo de terno, aparentemente rico

    Maycon Cruz Santos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Fauvismo-Andre Derain-A ponte de Waterloo, 1906.
    O que mais gostei foi a presença de cores que é bastante marcante e deixa a obra mais alegre, tem detalhes simples mas que destacam a beleza dessa paisagem.
    Isabelle Solis Azambuja

    ResponderExcluir
  14. cubismo do Pablo Picasso Eu gostei da obra dele tem outra forma de fazer a arte qual.que pessoa pode fazer as pintura usando sua imaginação kauan

    ResponderExcluir
  15. Daddaismo Marcel duchamp gostei muito da ideia da roda da bicicleta muito bom se expressou muito bem . Marcos Rafael💗.

    ResponderExcluir