De 1600 a 1750 a técnica alcançada no
Renascimento aliada à dramaticidade e emoção intensas deu origem ao estilo mais
suntuoso e ornamentado da história que expandiu o papel da Arte para a vida
cotidiana. Surge em meio a crises
políticas e religiosas, e cada região desenvolveu suas características,
mas linhas diagonais, movimento, sensibilidade e domínio da luz para obter
impacto emocional eram comuns.
Depois do Maneirismo,
a Arte na Europa foi se transformando e ganhou o nome de Barroco, que uniu as
técnicas alcançadas no Renascimento com dramaticidade e emoção intensas. As
obras dos artistas barrocos europeus valorizaram cores, sombras,
luz e movimento. Apresenta
detalhismo, drama e expressão que mexem com o emocional do espectador.
Realismo, ousado claro-escuro intensificando a profundidade e conduzindo o
olhar para a cena principal.
As imagens não são
centralizadas como as do Renascimento, aliás, essa característica já podia ser
observada no Maneirismo. Os temas principais são cenas do cotidiano de pessoas
da burguesia ou da nobreza, naturezas mortas, mitologia, passagens bíblicas e a
história da humanidade.
Barroco na Itália
Os papas queriam manifestar o triunfo da fé católica depois da Contrarreforma e patrocinaram obras para atrair novos fiéis.
Caravaggio 1571-1610 Pintou santos como se pintasse gente comum, e milagres como acontecimentos do cotidiano. Com grande contraste entre luz e sombra, o chiaroscuro, ele usa a perspectiva para trazer o espectador para dentro da ação.
Caravaggio 1571-1610 Pintou santos como se pintasse gente comum, e milagres como acontecimentos do cotidiano. Com grande contraste entre luz e sombra, o chiaroscuro, ele usa a perspectiva para trazer o espectador para dentro da ação.
As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento, e se contorcem gerando muitas curvas e relevos e há grande utilização da cor dourada.
Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva, tudo para conseguir impacto emocional no espectador.
Barroco na Holanda
Por ser protestante, a arte religiosa era proibida, então os temas na Holanda foram naturezas mortas ou pessoas em tranquilas cenas domésticas quase hiper-realistas.
Por ser protestante, a arte religiosa era proibida, então os temas na Holanda foram naturezas mortas ou pessoas em tranquilas cenas domésticas quase hiper-realistas.
Frans Hals 1580-1666 Um dos grandes pintores do Barroco europeu, tirando o imobilismo e pondo suas fig uras em movimento.
Rembrandt Harmens van Rijn 1606-1669 Os clientes queriam retratos e não críticas, ou análises de suas almas, mas ele retratava o que ele via e sentia. Teve algumas obras devolvidas por insatisfação. Só foi reconhecido a partir do século XIX.
Johannes
Vermeer 1632-1675 Capturava um instante da vida das pessoas como se fosse uma
fotografia, chegando a um verdadeiro realismo.
Barroco na Espanha
Diego Velázquez 1599-1660 A maior contribuição deste país para a Arte Barroca. Extraordinariamente precoce, já na adolescência pintava quadros que demonstravam seu total domínio da técnica. Pintava cenas do cotidiano e encomendas da família real.
Diego Velázquez 1599-1660 A maior contribuição deste país para a Arte Barroca. Extraordinariamente precoce, já na adolescência pintava quadros que demonstravam seu total domínio da técnica. Pintava cenas do cotidiano e encomendas da família real.
Barroco na França
No século XVII era o país mais poderoso da Europa tomando o lugar de Roma como centro da arte europeia durante a II Guerra Mundial.
Nicolas Poussin 1594-1665 Os primeiros trabalhos tinham influência da sensualidade da pintura veneziana, mas em 1930, aderiu à formalidade com ênfase nas formas delineadas. Também pintou temas bíblicos, e temas da história clássica e mitologia.
Claude Lorrain 1600-1682 Considerado o intérprete da luz solar, portos marítimos em que o sol doura embarcações, palácios, e paisagens ensolaradas com diversas variações da luz.
Arquitetura - A maior marca do Barroco francês é sem dúvida a arquitetura de Versalhes. O auge da opulência do Barroco é o esplendoroso Castelo de Versalhes, transformado de modesto pavilhão de caça no mais luxuoso palácio do mundo, o tributo à ambição de Luiz XIV (1638-1715).
No século XVII era o país mais poderoso da Europa tomando o lugar de Roma como centro da arte europeia durante a II Guerra Mundial.
Nicolas Poussin 1594-1665 Os primeiros trabalhos tinham influência da sensualidade da pintura veneziana, mas em 1930, aderiu à formalidade com ênfase nas formas delineadas. Também pintou temas bíblicos, e temas da história clássica e mitologia.
Claude Lorrain 1600-1682 Considerado o intérprete da luz solar, portos marítimos em que o sol doura embarcações, palácios, e paisagens ensolaradas com diversas variações da luz.
Arquitetura - A maior marca do Barroco francês é sem dúvida a arquitetura de Versalhes. O auge da opulência do Barroco é o esplendoroso Castelo de Versalhes, transformado de modesto pavilhão de caça no mais luxuoso palácio do mundo, o tributo à ambição de Luiz XIV (1638-1715).
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