Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Nacirema - Cultura bizarra, cheia de crendices e costumes exóticos

Há muito tempo antropólogos estudaram uma civilização que pode ser classificado no mínimo como curiosa. Sua cultura inclui costumes exóticos inexplicáveis para quem tem um mínimo de amor próprio, crendices que os levam a atitudes auto flagelantes, e um padrão estético bizarro.
Confira alguns trechos dos escritos desses antropólogos:

"...as crenças e práticas mágicas dos Nacirema apresentam aspectos tão inusitados que nos parece apropriado descrevê-los como exemplo dos extremos a que pode chegar o comportamento humano." 

"...existe uma ablução ritual da boca para as crianças ... esse rito envolve uma prática que choca o estrangeiro não-iniciado, que só pode considerá-la repugnante. Foi-me relatado que o ritual consiste na inserção de um pequeno feixe de cerdas de porco na boca, juntamente com certos pós mágicos, e em movimentá-lo em uma série de gestos altamente formalizados." 

"Além do rito bucal privado, as pessoas procuram o sacerdote da boca uma ou duas vezes por ano. Esses profissionais possuem uma impressionante parafernália de instrumentos (...) O uso desses objetos no exorcismo dos demônios da boca representa uma tortura ritual quase inacreditável. O sacerdote da boca abre a boca do cliente e, utilizando os instrumentos acima mencionados, alarga todas as cavidades produzidas nos dentes por degeneração. Nessas cavidades são colocadas substâncias mágicas. Caso não existam cavidades naturais nos dentes, grandes seções de um ou mais dentes são extirpadas para que a substância sobrenatural possa ser aplicada."

"...uma parte específica do ritual diário do corpo, que é desempenhado apenas pelos homens. Essa parte do rito consiste em raspar e lacerar a superfície da face com um instrumento afiado. Ritos femininos especiais ocorrem apenas quatro vezes durante cada mês lunar, mas o que lhes falta em freqüência é compensado em barbaridade. Como parte dessa cerimônia, as mulheres assam suas cabeças em pequenos fornos por cerca de uma hora."

Esses relatos são apenas uma amostra dos muitos atos praticados por essa civilização, confira o texto dos antropólogos na integra no link:

www.erickfelinto.com/artigos/Nacirema.pdf

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkk... está falando de nossa própria cultura... Nacirema (American ao contrário)...
    É como uma tribo olharia nossa cultura... "mulheres que assam a cabeça por 1 hora 4 vezes no mês solar..." (secadores de cabelo que as mulheres usam aos sábados...)... homens dilaceram o rosto (fazem barba)... caixa de encantamentos (caixa de remédios no banheiro)... e assim pro diante...

    ResponderExcluir