Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Pós-Impressionismo







Os movimentos Impressionista e Pós-Impressionista são percebidos como rupturas na história da Arte ocidental. Com o advento da fotografia, pintar deixa definitivamente de ser a representação da realidade de forma naturalista e os artistas buscam discussões acerca da própria arte. Luz, cor e movimento são temas recorrentes em suas obras.

Pós-Impressionismo foi a expressão usada para a pintura no final do Impressionismo, por volta de 1885. Foi um grupo de artistas de movimentos diversos que encontraram novos caminhos para a pintura. Para eles o Impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais.

Georges Seurat - foi o Mestre no Pontilhismo. Juntava pinceladas ainda menores que de seus colegas e as inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela e são recompostas pelo olhar do observador formando novos tons.

Vincent Van Gogh - Sua vida foi feita de fracassos. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou manter contatos sociais. Foi mantido pelo irmão Théo Van Gogh. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio. Sua Pintura é inconfundível pelas pinceladas longas e grossas.

Paul Gauguin – Largou emprego esposa e filhos para se dedicar à pintura. Só encontrou sucesso quando pintou motivos da ilha do Thaiti. Desenvolveu o "sintetismo", formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra.

Henri de Toulouse-Lautrec - conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Frequentando a vida noturna, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

Paul Cézanne - Pintava paisagens e naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. As suas paisagens são sutilmente geométricas, seu estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário