Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

segunda-feira, 30 de março de 2020

Arte no Romantismo

O Romantismo pode ser descrito como o movimento artístico literário e filosófico que surgiu no fim do século XVIII e se estendeu pelo XIX, devido às grandes mudanças sociais, políticas e culturais na Europa, por causa da Revolução Francesa e da Revolução Industrial.

    Observem o quadro “A liberdade guiando o povo” de Eugène Delacroix (1798-1863)(se diz Delacroá, OK) é um dos mais importantes do Romantismo. 



O artista acabou mudando a pintura francesa pois não aceitou a forma de pintar imposta pelo Neoclassicismo.


  Ele acreditava que a imaginação era mais importante que a razão e usou as cores fortes para trazer a emoção à tona.



Nessa obra, Delacroix retrata um acontecimento histórico, a rebelião dos republicanos e liberais contra o rei Carlos 10o em 1830, na França. 


 O fato é verídico, ou seja, aconteceu mesmo, mas a maneira de retratá-lo é fantasiosa: é pouco provável que houvesse uma mulher de seios nus durante a rebelião, guiando os manifestantes!



O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. No caso de “A liberdade guiando o povo”, o artista coloca a mulher para representar a liberdade, ou seja ele deu forma a algo abstrato, o que chamamos de alegoria. 

Veja este acontecimento histórico retratado por
 Francisco Goya (1746–1828)




Napoleão Bonaparte ocupou a Espanha, e em 2 de Maio de 1808, os cidadãos de Madrid levantaram-se contra os franceses. No dia seguinte o exército francês revidou executando rebeldes e também observadores inocentes.



Veja esta dramática obra de Théodore Géricault (1791-1824)(se lê Gericô, tá) onde conseguimos sentir o desespero das pessoas.






Além de sua presença na Arte, Literatura e na Filosofia, temos o movimento Romântico na Música e Literatura, vertentes que no Brasil tiveram muita força com o Maestro Carlos Gomes e o escritor José de Alencar.




Vídeoaula resumida Arte no Romantismo

 Clique abaixo👇👀








Sugestões de vídeos sobre as obras citadas  👇














16 comentários:

  1. Balsa do Medusa Théodore Géricault.por sua história. Romântico. Marcelo Augusto

    ResponderExcluir
  2. Olá alunos do 8ºA Escola Integral Constantino 2020! Esta postagem é para que vocês visualizem as obras dos artistas do Romantismo Europeu! Agora espero seus comentários respondendo a pergunta:

    Qual das obras acima mais chamou sua atenção e por quê?

    coloque o nome da obra, a qual artista pertence, e o motivo de ter chamado sua atenção. Nome completo logo após a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom a obra que mais chamou minha atenção foi a '"liberdade guiando o povo" de Eugene Delacroix, sua obra de arte me chamou atenção pelo fato da mulher estar com os peitos a mostra no meio de uma guerra ~|Amanda Da Cruz Piazza

      Excluir
    2. "Balsa do Medusa" de Théodore Géricault foi a obra que mais me chamou atenção pelo fato de ele ter estudado o acontecido antes de fazer o obra.
      Fernanda Octacio

      Excluir
    3. A obra q mais me chamou a atenção foi a "Balsa do Medusa" pelo fato de eles terem passado 13 dias em alto mar, sem comida, sem nada e alguns ainda conseguiram sair vivos de lá. ~Ana Carolina Caldeira

      Excluir
  3. A que eu mais gostei é a obra " liberdade guiando o povo" por que a mulher é a que mais chama atenção, como tinhamos dito na aula!!!.
    -Maria Eduarda Ramires da Silva

    ResponderExcluir
  4. A liberdade guiando o povo” de Eugène Delacroix
    Foi a que mais me chamou atenção pelo fato da mulher estar no meio e pela guerra parecer interessante
    Vitoria Da Silva

    ResponderExcluir
  5. bom a obra que mais chamou minha atenção foi a '"liberdade guiando o povo" de Eugene Delacroix, sua obra de arte me chamou atenção pelo fato da mulher estar com os peitos a mostra no meio de uma guerra~(Diego Lemos ibanes)

    ResponderExcluir
  6. A obra q mais me chamou a atenção foi a
    "A liberdade guiando o povo" de Eugène Delacroix. Pois o artista retratava em suas obras uma atmosfera de "fantasia" e "heroísmo" e Também que o artista coloca a Mulher para representar a liberdade.
    - Heloá Andrade

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da obra A Liberdade Guiando o Povo de Eugène Delacroix porque mostra que mesmo sendo mulher representa que participou de uma guerra e que não existe diferença entra a mulher e o homem . Elisa de Oliveira Lima 8 ano A

    ResponderExcluir
  8. A obra de arte q mais me chamou atenção foi "A Liberdade Guiando o Povo" pelo fato da mulher ter sido a primeira pessoa do gênero feminino q estava lutando e também me interessei pq ela representou a liberdade e nessa guerra ela estava com os seios a mostra.
    Amanda Carolini 8 ano "A"

    ResponderExcluir
  9. Balsa do Medusa" de Théodore Géricault foi a obra que mais me chamou atenção pelo fato de ele ter estudado ter estudado o acontecimento e também ele chegou a se amarrar em um barco pequeno em uma tempestade para sentir a emoção de estar em um naufrajo. CARLOS FELIPE

    ResponderExcluir
  10. "A liberdade guiando o povo” de Eugène Delacroixm com certeza me chama muita atenção essa mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, empunhando a bandeira tricolor da Revolução francesa
    Luan Vitor de Oliveira Salles

    ResponderExcluir
  11. A parte que mais me chamou a atenção foi a parte que o movimento surgiu no fim do século XVII e durou muito tempo
    Junior Areco 8°ano

    ResponderExcluir
  12. A obra que me chamou atenção foi "Os fuzilamentos de 03 de maio de 1808"por causa do drama e sofrimento passado pela obra~Samuel Pedroso

    ResponderExcluir
  13. Olá meu nome é Andrey Oliveira .
    (A liberdade guiado o povo)
    Eu achei interessante por causa que eu nunca tinha ouvido falar de uma mulher nua em uma guerra,
    Achei interessante também eu pensei que naque le tempo não havia muita nudez.

    ResponderExcluir