Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Arte no Egito



Às margens do Rio Nilo, na África, ficava essa civilização que foi uma das mais importantes da antiguidade 3.200 anos antes de Cristo.



 A organização social era complexa e riquíssima em realizações culturais e colossais construções.









Esse império que durou cerca de 3 mil anos foi dividido em Antigo, Médio e Novo Império, e em todos eles manifesta-se o grande poder dos faraós.


Foi somente depois que a Pedra de Roseta foi descoberta em 1799, é que surgiu a moderna ciência da Egiptologia. 


A mensagem nela contida, escrita em hieróglifo (escrita egípcia oficial para documentos), demótico (escrita egípcia do dia-a-dia) e grego. A partir de sua descoberta foi possível traduzir as escritas egípcias, e foi criada a Egiptologia, ciência que estuda o incrível  universo desta civilização.






A Arte Egípcia refletiu sua crença de que a vida humana podia sofrer interferência dos deuses, e que a vida após a morte era considerada mais importante. 



Dessa forma, pintura e escultura giraram em torno de imagens curiosíssimas com uma forma de representação muito particular e a arquitetura, representadas nas tumbas e construções mortuárias.




Indivíduos em posição de destaque na hierarquia social eram sepultados nas mastabas, construções retangulares.


 Estas mastabas. mais tarde, deram origem às pirâmides onde os faraós eram sepultados. 


As pirâmides mais famosas são as do deserto de Gizé construídas pelos importantes faraós do antigo império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.



As esfinges eram esculturas com cabeça humana e corpo de leão que serviam para oferecer proteção, como por exemplo, a de Quéfren ou de Gizé, a mais conhecida, construída para guardar sua pirâmide.




Observem as esfinges guardando a entrada do templo.



Objetos fúnebres eram deixados juntos aos mortos para garantir-lhes a vida após a morte. 

Estatuetas, vasos, móveis, alimentos, e quanto mais poderoso o morto, mais ricas eram as dependências mortuárias, culminando no túmulo de Tutancâmon, faraó morto com apenas 18 anos. 




Seu túmulo não foi uma pirâmide, mas uma grande construção subterrânea no Vale dos Reis formada por um salão de entrada com duas portas que levam à câmara do tesouro e à sala sepulcral.


Um dos mais belos objetos encontrados foi um trono de madeira esculpida, recoberto com lâminas de ouro e ornamentado com incrustações multicoloridas de vidro, cerâmica esmaltada, prata e pedras. 




 Sua múmia estava dentro de três sarcófagos, um dentro do outro: um de madeira dourada, outro de madeira com incrustações preciosas e o terceiro em ouro maciço, com aplicações de lápis-lazúli, coralinas e turquesas.



Veja aqui muito mais sobre a Descoberta da Tumba de Tutancamon!!!




No Egito antigo a Arte servia de meio de difusão de preceitos e crenças, e seguia padrões e regras que limitavam a criatividade e a imaginação pessoal do artista. Na pintura não foi usado o naturalismo, e sim o estilismo obedecendo a Lei da Frontalidade,


 Nesta regra o ser humano é representado de frente, enquanto cabeça, pernas e pés são vistos de perfil.


















Na escultura são comuns figuras humanas com ombros largos e quadris estreitos em pé ou sentadas em posições rígidas, fixas. 




As poses eram quase sempre frontais e simétricas, com braços unidos ao tronco e pernas fechadas.



Havia também imagens de deuses com cabeça de animais como gatos cachorros ou águias com corpo humano. 






No reinado de Ramsés II, estátuas gigantescas e imensas colunas exaltavam os feitos políticos do soberano, e hieróglifos (escrita por imagens) começam a ser utilizados como elemento estético.  







Baixos relevos são esculpidos nas fachadas e colunas dos templos e passam a fazer parte da ornamentação das obras arquitetônicas.








 Mais tarde, no Novo Império, o Faraó Akenaton relaxou as regras mais rígidas, e podemos notar isso na Arte deste período, com posições mais livres.













Curiosidades





O "Olho de Hórus"





42 comentários:

  1. Olá alunos do 1ºAno Escola Integral Constantino 2020! Esta postagem é para que vocês visualizem as manifestações artística do Egito antigo. Espero seus comentários:

    Qual das obras acima mais chamou sua atenção e por quê?

    Coloque a manifestação artística e o motivo de ter chamado sua atenção. Nome completo e turma logo após a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esfinge de Quéfren ou de Gizé:
      Achei interessante pelo seu formato e pelo o porque dela estar ali, bom ela chama minha atenção porque gosto de esfinges e pirâmides e quando vi achei muito interessante.

      Alexandre Gabriel Dos Santos Lima Tesche
      1°A_Constantino

      Excluir
    2. Eu achei bem interessante a forma que eles desenhavam nas paredes, vasos e colunas parece que cada desenho vai se complementando e virando uma história.
      Ezequiel Pereira da Silva
      1°B

      Excluir
    3. Lara Raysa Valensuela zavala 1°A

      A obra de Esfinge de Gizé me chama atenção por parecer uma estátua composta por uma parte humana e anima, a grandeza de sua cabeça e sua lindeza.

      Excluir
    4. O que mais me chamou a atenção foi o templo mortuário de Medineh abou por ser um templo destinado a comemorar o reinado do faraó bem como para serem usados para o culto do monarca após a sua morte.
      ANNELYZE PEDROSO
      1°A

      Excluir
    5. O que mais me chamou a atenção foi a pequena escultura de Anúbs pelo geito que eles faziam essas esculturas eles se entregavam completamente a arte de fazer as esculturas, e a perfeição com que eles faziam
      Andrei Vitcov dos Santos 1ano A

      Excluir
    6. Achei interessante o olho de horus, não me lembro muito bem pra que servia... Mas me lembro que ele transmitia poder... E ficava em cima do trono do faraó
      Weslenn Gabriel Brito da Silva 1°B

      Excluir
    7. Vasos de Canopos: achei interessante oq vai dentro deles, onde se guarda pulmões,fígados e etc.Tambem achei legal como ele é por fora, que tem a cabeça de alguns animais

      CARLOS EDUARDO BENITES RODRIGUES
      1°A

      Excluir
    8. oque mais me chamou atenção foi a esfinge de Gizé ou de Quefren, pelo fato dessa escultura ter uma estrutura gigante.

      Excluir
    9. O que mais me chamou a atenção foi o hieróglifos pelo fato dos egipicios se comunicarem apenas com a escrita em desenho.

      João pedro:1A

      Excluir
  2. O que mais me chamou a atenção foi o trono de Tutancâmon, por ser uma obra bem detalhista e conter várias ornamentações como ouro, vidro, e pedras...
    LAVINIA ANIELLA ASSMANN
    1°B

    ResponderExcluir
  3. O que me chamou atenção, foi o Olho de Hórus, pelo fato de que estudei sobre ele em anos anteriores, não lembro muito sobre, mas, lembro que ele é um símbolo egípcio que representa a força, poder, coragem,etc.Me chama atenção por conta do olhar aberto e justiceiro do Deus Egípcio Hórus.
    GIULIA FERNANDA ESPINOLA SCHMIDT.
    1°B.

    ResponderExcluir
  4. Duas coisas me chamaram atenção entre essas imagens que foram esfinges no caso pirâmides de Gizé ou Quefrén e foram construídas a muito tempo atrás,que foi uma coisa que já estudei ano passado e os túmulos que eram subterrâneos me chama bastante atenção .
    ISABELLA MACHADO DA SILVA
    1°B

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante as esculturas de animais, e também me chamou a atenção a cidade de Tall-Amarna criada por Faraó Akenator.

    Gabriela Areco 1°B

    ResponderExcluir
  6. O que me chamou atenção foi Anúbis uma dinvidade com cabeça de chacal pelo fato dele ser o corpo humano e a cabeça de um chacal e isso sempre me chamou a atenção quando falavam de arte no Egito.
    Débora Cruz Klagenberg
    1°B

    ResponderExcluir
  7. O que mais me chamou atenção foi o templo do kom ombo eu gosto dos desenhos nas paredes parece que vai virar uma história se pensarmos um pouco a estrutura do templo também é bastante interessante.
    Danieli Garcia de Oliveira 1°A

    ResponderExcluir
  8. O que mais me chamou a atenção foi a ESTUTAS DE LUXOR ,por contas dos detalhes que foram feitos
    BRENO ALFONSO DE OLIVEIRA
    1°B

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das pirâmides muito legal dos faraos bem antigo muito interessante dos impérios gostei muito
    Lidiane vilhagra Rodrigues 1 ano B

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente eu amo estudar o Egito,tudo que foi mostrado me chama a atenção acho incrível a inteligência dos egípcios,a cultura,a religião,etc.O Egito é sensacional,mas para minha resposta não ficar sem sentido,achei interessante e amo muito ver sobre ele,o Anúbis é uma figura que me chama grande atenção na historia do Egito,pelo fato de sua aparência,sua função que é levar os mortos para outro munto,acho ele uma figura de grande importância nas histórias egípcias
    RENATA SOPHIA ALMADA MARTINEZ
    1°A

    ResponderExcluir
  11. O que mais me chamou atenção,apesar de já ter assistido o filme,foi a Cleópatra que foi representada com muito poder e riqueza.

    Luiz Felipe Silveira Lima 1•A

    ResponderExcluir
  12. Esfinge de Quéfren ou de Gizé e os deuses egípcios e formas de sepultamento, o motivo de ter me chamado a atenção foi de eu gostar dessa matéria e porque eu já estudei sobre isso
    Kayky Rodrigues M. 1•A

    ResponderExcluir
  13. Eu particularmente gostei da religião deles,por que eles acreditavam que a morte era mais importante que a vida,e o modo com que eles espressavam a religião deles com a arte é lindo,com estuas e templos magníficos.
    João Francisco Veron Dutra 1a

    ResponderExcluir
  14. O Templo de Luxor me chamou a atencao por ter sido um local onde era realizado festas e cerimonia da coroacao. Pesquisando um pouco mais,descobri que ele e unico monumento do mundo que contem documentos das epocas faraonicas,greco-romana,copta e islamica;alem de ter passado por diversas epocas historicas e geracoes,sendo utilizado para fins politicos ou religiosos.
    Gabriel Rodrigues de Almeida

    ResponderExcluir
  15. Francieli Rodrigues de Oliveira
    1 ANO *B*

    O que mais me chamou a atenção foi, a ESCULTURA DE NEFERTITI, já estudei sobre ela, eu me alembro q retrata a grande Esposa Real do faraó egípcio Aquenáton, uma das obras mais imitadas do Antigo Egito.

    ResponderExcluir
  16. Oque mais me chamou atenção foi as estátuas de luxor,como a perfeição que ela foi construida,a altura dela,e eu fico muito curioso como eles conseguiram fazer uma estátua da quela sem tecnologia nenhuma...
    LUIZ OTAVIO SACONI

    ResponderExcluir
  17. O que mais me chamou a atenção foi o templo de Luxor, porque é algo muito bonito e ser algo tão grande que foi feito numa época que não tinha muitas máquinas
    Gustavo Flores Lescano 1°A

    ResponderExcluir
  18. Larissa Ribeiro
    1°ano B
    oq mais me chamou atenção foi a esfinge de Gizé ou de Quefren, pelo fato dessa escultura ter uma estrutura gigante e despertou muita curiosidade para saber mais sobre.

    ResponderExcluir
  19. Heloísa Vieira Hickmann 1°ano B
    Eu gostei das pinturas nas culunas,as pirâmides e o mais incrível são as pinturas e a formas de como elas foram colocadas foram feitas cada detalhe eu acho incrível

    ResponderExcluir
  20. O que mais me chamou atenção foi as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos pelo fato que sua escultura ser muito alta e bonito e também muito interessante porque ninguém sabe ao certo como foi construída as pirâmides
    Djonatan Ferreira Barbosa - 1°A

    ResponderExcluir
  21. Rafaella Passos
    1°ano A

    Gostei bastante de saber q as pinturas e as esculturas giraravam em torno de imagens curiosíssimas.

    ResponderExcluir
  22. Achei bem interessante as esculturas com baixo relevo, me lembro se já ter feito um trabalho desses em anos passados
    Gabriela areco 1°B

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante o fato deles representarem certos animais como deuses nas pinturas.
    Jose junior 1°B

    ResponderExcluir
  24. João Victor 1°B oque mais me chamou atenção e as pinturas nas culunas,as pirâmides e o mais incrível são as pinturas e a formas de como elas foram colocadas foram feitas cada detalhe eu acho incrível

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante a esfinge de Gizé ou de quefren
    Por causa do seu formato de pessoa com animal
    Porque parece que está indicando a pirâmide.
    Marcos Delgado 1°B

    ResponderExcluir
  26. Gustavo Steinmetz arcanjo 1°b
    Eu achei bem interessante a forma que eles desenhavam nas paredes, vasos e colunas parece que cada desenho vai se complementando e virando uma história.

    ResponderExcluir
  27. É interessante como é a lei dos desenhos deles, são tão rígidas pois cada parte do corpo tem uma posição diferente
    Andrei Vitcov dos Santos 1ano A

    ResponderExcluir
  28. Oque mais me chamou a atençao é que eles sempre buscavam a perfeição ,todos os detalhes isso os tornaram únicos em meio a arte.
    Tiago Moura da Silva 1 ano A

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei bastante das esculturas por causa dos detalhes .
    Observei bastante as pirâmides são bem interessantes e bem cheias de detalhes , é o artesanato também muito bacana e interessante.

    Sandra Beatriz Amaral Martins 1 ano B

    ResponderExcluir
  30. Tiago de campos Victor 1° ........o que me deixou mais interessado em saber é como as pessoas do antigo Egito conseguiram fazer suas esfinges sendo que na época não tinham os equipamentos necessários

    ResponderExcluir
  31. Sarah Marques de Oliveira 1 ano A

    Eu achei muito interessante a forma de pintura deles, o modo de escrita.

    ResponderExcluir
  32. Achei interessante a lei a frontalidade, pois não de importavam com a beleza, e sim com a integridade das cenas.

    Marcos Vinicius Leite Arce.
    1°A.

    ResponderExcluir
  33. Rafaela Duarte da Silva
    1 ano A
    Achei interessante os desenhos q eles faziam nos templos e as estátuas

    ResponderExcluir