Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O Teatro



História do Teatro

teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Esta figura mitológica corresponde à Baco em Roma.

Baco - Caravaggio

Essas festas, rituais sagrados, procissões e recitais, aconteciam uma vez por ano na primavera e duravam dias seguidos, quando se fazia a colheita do vinho naquela região.

Bacanal - Ticiano


O teatro grego surgiu de um acontecimento inusitado: Um participante dos rituais sagrados veste uma máscara com cachos de uvas, sobe num tablado numa praça e diz: “Eu sou Dionísio!”.

Causou espanto a coragem em colocar-se no lugar de um deus, ou fingir ser um deus, o que não havia acontecido antes, um deus era para ser louvado, um ser intocável, e neste momento sua presença havia sido invocada de uma forma totalmente nova. Téspis, este homem, foi considerado o primeiro ator.

Ele transformou o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, e pela primeira vez, mostrou que podemos representar o outro. Foi o marco inicial da ação dramática.

Vão surgindo os teatros gregos ao ar livre, construções em encostas que usavam a ciência da acústica e de suas arquibancadas podia-se ouvir perfeitamente o que aconteci ao centro.

Epidauro - Argólia - Grécia

O teatro desenvolveu-se  muito rápido e logo se espalhou por toda área de influência grega, depois os romanos o levaram para pontos distantes da civilização.

As peças originalmente eram encenadas somente por um ator masculino que usava máscaras para representar personagens femininos. Logo foi inserido um segundo ator, conhecido como deuteragonista e logo depois de um terceiro, o trigonista.

Tragédia e comédia foram os dois primeiros gêneros teatrais, e é daí que se originou o símbolo do teatro, as duas máscaras, triste e alegre!!


A tragédia era o gênero mais antigo do mundo e os temas eram relativos a religião ou contos de heróis. Já a comédia, o gênero novo que acabou caindo nas graças dos gregos, tinha temas mais voltados para o cotidiano, para os costumes, contendo até críticas aos governantes e neste caso eram tratados como sátiras.

Fonte: Infoescola



27 comentários:

  1. Olá alunos queridos da Eletiva de Teatro! Esta atividade consiste em assistir à peça teatral que encena a obra "Shakespeare in Love", e postar aqui um comentário com sua opinião sobre a peça!

    não esqueça de começar com seu nome completo e turma, ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Victor 2°B

      Em geral eu gostei da peça ela trata de vários temas pela minha perspectiva, como amor que é o tema que você espera pelo próprio título, a também a presença de problemas de classes sociais E pensamentos presos a uma epoca contemporânea, também a vários outras temas abordados é cenas com falas é ações interessantíssima,algo que me chama atenção é a forma recatada de falar que me cativou também, em geral eu Gostei da obra é da peça

      Excluir
    2. Beatriz do 2°B eletiva teatro...
      A peça mostra uma famosa história romântica de rompeu e Julieta e como ela foi criada, achei bem interessante que também mostra que Shakespeare se baseou em sua própria história, achei interessante também que não se caracterizou somente por trazer uma só emoção a peça toda trouxe alegria, paixão e tristeza para quem assiste e realmente posso dizer que a peça foi emocionante

      Excluir
  2. A peça é bem interessante,des do começo chama bastante atenção,trazendo uma emocionante história que também é engraçada, romântica e triste e conta a história de um amor que não podia ser vivido.
    Beatriz N. Martinez 2°B

    ResponderExcluir
  3. Erika Gomes 2°B
    Achei a passa muito legal, e se parece muito com Romeu e Julieta,gostei do estilo deles(roupas), a poesia que a peça mostrou, ficou nítido que eles se gostavam muito mas não podiam assumir seu relacionamento. Viola ela tinha umas roupas muito bonitas, oque eu mais gostei foi do jeito que eles falavam e do jeito que eles se expressavam. Eu amei o romance!!

    ResponderExcluir
  4. Joilson Vilhalva Freitas Baltazar
    2°B

    Eu achei uma peça de teatro muito criativa,pois o diretor consegui colocar uma história sobre a outra,os atores conseguiram transformar uma peça clássica em uma inovação. Achei muito legal e interessante isso tudo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Heloisa Vieira Hickmann 1º ano B
    Shakespeare é um autor muito bom, e o meu preferido feito por ele é Romeu e Julieta.
    Sobre a atuação dessa peça eu acho que falta mais grama e ter um pouco mais de emoção entre as cenas. Eu gostaria que tiver mais drama e ações correspondida com a atualidade.

    ResponderExcluir
  7. Isabella Machado Da Silva 1°B
    Uma peça bem interessante, não só pelo fato de ser bem produzida mas também ,por um sentimento que acaba gerando uma inspiração para Shakespeare para sua última peça.

    ResponderExcluir
  8. Lucas Cantarin dos Santos – 3°A

    Por mais que eu admire muito a atuação, não costumo assistir peças de teatro, e assim como muitos que nunca tiveram muita proximidade com esse tipo de arte, eu tinha aquele leve preconceito, achando que peças de teatro são chatas e paradas, então achei que ia ser uma tortura ver uma de 2h, pelo youtube ainda, onde o áudio e vídeo não são dos melhores, mas mesmo assim, eu não pisquei do inicio ao fim, por mais que pareça um comentário superficial, eu nunca tinha assistido realmente alguma peça, filme ou lido algum livro sobre a historia de romeu e julieta, eu apenas conhecia pois já ouvi muito falarem sobre, então ver nessa peça o contexto de romeu e julieta ser aplicado duas vezes, na vida de Shakespeare e na peça original foi muito diferente pra mim, a história por mais clichê que pareça é trabalhada de um modo muito diferente, é como se eu tivesse vido 2 peças em uma (e pra mim que nunca tinha visto nenhuma das duas foi tudo muito novo), e ainda isso nem foi o que mais me cativou, eu percebi que a atuação de peças e filmes não é a mesma, seja porque é ao vivo, ou porque todo o contexto do teatro de ser uma apresentação e ter um público ali visível é diferente em relação aos filmes, mas é como se eu conseguisse ver a verdade do ator ali, o que é algo bem difícil de explicar, ao contrario de filmes onde eu apenas tinha eu só reparo em historia e efeitos especiais, nessa peça eu fiquei vidrado durante toda a peça, vendo esse tipo de atuação, que pra mim é totalmente novo. A minha opinião geral acaba não envolvendo muito a história contada no palco, por que eu não tenho costume de ver peças, então ainda não consigo reparar em questões mais técnicas por exemplo. Desculpe por qualquer erro de português :)

    ResponderExcluir
  9. Eu achei a obra em si muito boa, porém na peça teatral eu senti de que poderia melhorar como em atuação mas no meio disso tudo os figurinos e até mesmo a iluminação estava ótima na peça.
    Kayky Rodrigues M.

    ResponderExcluir
  10. Micaely Caroline Elicker Marquiti série:2°B

    Eu achei a peça bem interessante mesmo eu não gostando muito de teatro, algumas partes eu não entendi por conta da linguagem antiga. Mas eu até que gostei porque gosto bastante de romance, e tem uma pegada de humor na peça o que deixa ela mais descontraída e tal. Também achei bem legal como retrataram o Shakespeare, mas não sei se ele era assim quando ainda era vivo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei uma peça de teatro muito criativa, porque o diretor conseguiu colocar uma história sobre outra,os atores conseguiram transformar uma peça clássica em uma inovação. Achei muito bacana,esse teatro tem que ser respeitado.

    Albert Antunes 2°B

    ResponderExcluir
  13. Rafaella Passos 1°ano A

    Achei muito criativa,gosto basatante do romantismo representado e me agradou muito.

    ResponderExcluir
  14. Debora 2°A
    Gostei da peça por ser algo não só romântico mas com um pouco de humor, é uma peça muito boa de se assistir e bem interessante, e muito criativo, gosto do amor que é desenvolvido entre os personagens principais porque sempre gostei de filmes românticos, achei uma peça boa de se assistir, fiquei bem admirada com atuação e figurinos usados

    ResponderExcluir
  15. Lara Raysa do 1°A
    Shakespeare um teatro legal porém muito longo, nunca gostei de teatros longos, custei assistir tudo mais assisti um dia uma parte e outras no começo achei entediante, mais depois comecei a ter interesse em continuar a assistir, gostei, um teatro em romance gostei!

    ResponderExcluir
  16. Andre Lucas

    Foi uma peça que eu não entendi muito bem! Mas eu gostei da peça em si, eu dei uma pesquisada sobre é achei super interessante a ideia Que ela passa, sobre a atuação dos atores, foi memorável, teve algumas falhas mas eles tentaram reparar isso no meio da peça sem parar o show. André Lucas aqui

    ResponderExcluir
  17. Erika Gomes 2°B
    Eletiva de Artes.
    Gostei muito da peça,adorei o romantismo, gostei de como eles se expressavam

    ResponderExcluir
  18. Carlos Eduardo Benites
    1°A
    Achei bem interessante a peça romântica de Shakespeare, achei legal o jeito que se expressavam, como usavam a forma poética pra expressar todo o amor que sentiam um pelo outro

    ResponderExcluir
  19. Eu achei a peça muito divertida e interessante, o fato deles quererem fazer um teatro sendo que ja estão em um.
    Jose junior 1°B

    ResponderExcluir
  20. Kethlyn Matricardi 3A

    Eu gostei muito, achei uma peça muito interessante, e como sempre eu fiquei totalmente presa, porém eu amo um clichê romântico então è claro que eu ficaria totalmente presa e conectada aos personagens e a peça, eu fiquei muito atraída a história e adorei a fato de juntarem Romeu e Julieta ali também, que como eles, tem uma história de amor proibida, è uma peça longa mas quando você se conecta aos acontecimentos acaba nem vendo o tempo passar, realmente fantástico e eu gostaria muito de encenar uma peça como essa um dia :)

    ResponderExcluir
  21. Luiz Otávio saconi 1°B
    Achei muito interessante essa peça pelo fato de ser muito antiga e ao mesmo tempo moderna,um romance lindo de ver...muito bem escrita pelo grande Shakespeare!

    ResponderExcluir
  22. Danielle do 2°B

    eu gostei da peça eu adoro muito nesse tipo de contexto nos teatros, me chama muita atenção.
    eu gostei espero um dia participar de um teatro assim que é meu sonho, pode me ver como pessoa bem animada, agitada e bem distraída, mas tenho muito interesse nesse tipo de peça, ainda mais quando se trata da idade medieval eu adoro ver os teatros desse nível... Eu comecei a amar o teatro apartar do 7 ano, quando apresentaram em minha escola... eu no 8 ano quis participar de uma, mas eu era gordinha demais para as profs elas não deixaram, no 9 ano tive minha atuação em sala com meus colegas valendo a nota final então eu e minha amiga fizemos a peça o auto da compadecida, onde ensaiei um dia antes do grande dia... vendo todos lerem os papéis eu me senti com muita vergonha, quando chegou a minha vez eu gagueje por us minuto logo depois de fazer a ultima fala eu fecheis meus olhos e vi que meu prof de português me aplaudia junto com a diretora e outra prof formada em português.
    então desde desse dia eu adoro o teatro e eu amei a peça do video por que mostra tudo com perfeição... é animada comediante é séria eu gostei bastante.

    ResponderExcluir
  23. Miguel Nardi 2•A eu gostei,nunca tinha imaginado alguém fazendo um teatro dentro de outro teatro,mesmo com alguns erros,eles foram muito bem.

    ResponderExcluir
  24. Kailane Aredes 2°B
    Essa peça me lembrou muito Romeu e Julieta, gostei muito por ser interessante, divertida e bonita.
    Ela passa uma bela mensagem do teatro e do amor. Eu particularmente amo esses filmes que tem um romance meio que secreto, ou até mesmo proibido.

    ResponderExcluir
  25. Bruno Lopes 2°B

    Eu gostei muito, principalmente por eles pegaram um grande clássico e inovarem, aonde era pra ser apenas romântico também acaba sendo um pouco humorado, muito criativo e até um pouco moderno

    ResponderExcluir