Artes no Mato Grosso do Sul
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Isaac de Oliveira - Onça |
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Clóvis Irigaray - Amazônia Legal, 1975 |
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Clóvis Irigaray - Xinguana (astronauta), 1975 |
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Clóvis Irigaray - Universidade da selva, 1975 |
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Clóvis Irigarai - Xinguana (televisão), 1975 |
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Clóvis Irigaray - Xinguana (adorno de braço), 1975 |
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Clóvis Irigaray - Xinguana (colar azul), 1975 |
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Adilson Schiefer - Maternidade I |
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Adilson Schiefer - Madona Kadiuéu, 2002 |
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Adilson Schiefer - ìndia com cerâmica |
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Adilson Schiefer - Pescador em dia de sol |
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Adilson Schiefer - Manada, 1998 |
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Adilson Schiefer - Rupestres do Mato |
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Agnes Rodrigues - Olharíndia, 1997 |
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Agnes Rodrigues - Índia, 1997 |
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Antonio Kelpes - Índio, 2004 |
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Andréa Luz - Índia, 2002 |
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Genessí - O indígena e a fé, 1993 |
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Genessí - Xilogravura sem título (vertical), 1993 |
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Genessí - Xilogravura em preto e laranja, 1994 |
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Genessí - Xilogravura sem título, 1993 |
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Carla de Cápua - Ferirantes Terenas, 2003 |
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Carla de Cápua - Mercadora de cerâmica, 2003 |
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Carlos Cabral - Da série Aquidauana Brasil, 2004 |
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Cello Lima - Étnicos I, 2004 |
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Cello Lima - Étnicos II, 2004 |
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Henrique Spengler - Padronagem Cadiuéu, 1987 |
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Janaíne - Índio, 2000 |
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Júlio Cabral - Conceição, 1999 |
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Laura - Cavaleiro Guaicuru, 2003 |
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Neli Guimarães - Índia, 1993 |
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Mary Slessor - Caminho Certo, 1992 |
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Mary Slessor - Terra Dividida, 1992 |
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Silvio Rocha - Seem título, 1999 |
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Silvio Rocha - Reflexões, 1992 |
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Roberto Motta - Elementos regionais, 2003 |
Jorapimo
José Ramão Pinto de Moraes Corumbá 1937 – Campo Grande 2009
Para dar forma às suas obras, usa a técnica da espátula.
Começou a pintar na década de 1950
Conceição dos Bugres
Conceição Freitas da Silva nasceu em Povinho de Santiago, no estado do Rio Grande do Sul em 1914, chegou menina em nosso estado. Gaúcha de fisionomia indígena, conviveu com as etnias Terena e Cadiuéu em sua infância em Ponta Porã e Campo Grande. Adulta, a inventividade veio à tona em um insight mesmo que desproposital, e duma raiz de mandioca surgiu o primogênito de muitos filhos de sua criatividade, as esculturas dos bugres, que como os filhos de um ventre, saíram semelhantes, mas nunca iguais, muito parecidos, mas com diferentes personalidades, que deles se apossam tão logo são finalizados com piche e cera de abelha.
Parte integrante do Trabalho de
Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Visuais apresentado por Gizely
Virginia Mendes Zaatreh ao Centro Universitário da Grande Dourados -
UNIGRAN em Novembro de 2010.
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