Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

sábado, 12 de novembro de 2011

Teatro de fantoches "Lenda da Mãe das Guaviras"

 Primeiramente conheça a história...

            Certo dia pela manhã, no sul do Mato Grosso do Sul, município de Iguatemi, uma família saiu para a mata para colher Guaviras, lá estavam o pai e as crianças cobiçando os belos frutos amarelados. Mas na mata havia muitos bichos, inclusive cobras, que rondavam os pés de Guavira.
            As crianças começaram a colher na parte mais limpa, mas o menino mais velho, desobedecendo às ordens de seu pai, foi na parte onde ficava a mata fechada onde ficavam os pés mais robustos, com frutos mais apetitosos. De repente ouviu-se um grito:
            -Socorro! A cobra do mato me pegou! Socorro! Socorro!
            O Pai apavorado, na mesma hora debruçou-se sobre o menino e começou a rezar, implorando à Nossa Senhora que salvasse seu filho Tonho, dirigindo-se à ela como Mãe das Guaviras:
            -Nossa Senhora, Mãe das Guaviras, ajudai-nos!
            Naquele momento apareceu uma mulher com uma roupa amarela e branca, da mesma cor dos frutos da Guavira, que pisou na cabeça da cobra, no mesmo instante o menino voltou do desmaio, e todos ficaram muito gratos, e emocionados pediram que aquela doce imagem continuasse à protegê-los todos os anos, e passaram à chamá-la de Mãe das Guaviras.
            Então todas as vezes que entravam na mata, rezavam para a Mãe das Guaviras invocando sua proteção, e oferecendo-lhes parte dos frutos colhidos.


 Estes são os bonecos/personagens
Fantoches


Veja o vídeo do teatro ao vivo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário