Quem sou eu

Minha foto
Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brazil
Professora de Artes na Rede Estadual - Escola Pe Constantino de Monte

Morre a árvore, nasce a arte

Morre a árvore, nasce a arte
Escultura de Elmar Medeiros em Maracaju

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos escolares de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Seguem alguns trabalhos realizados pelos alunos da Escola Padre Constantino sob a orientação da Profª Gizely Virginia Mendes Zaatreh.


Em Novembro de 2015 os alunos do 1º ano A e D do Ensino Médio da Escola Padre Constantino realizaram pinturas em papel Paraná contemplando a beleza da figura humana africana estilizada. Foram trabalhos no tamanho A3 com adição de materiais ou não, que compuseram um colorido painel.

Painel Consciência Negra 2015 - 1º ano A e B Ensino Médio - Profª Gizely

Detalhe - Ester Mendes Zaatreh - Aluna 1ºAno A 2015


Em 20 de Novembro de 2013, O Museu de Maracaju homenageou José Fernando Nascimento Silva
“Fernando Preto”Nascido em 31.05.1948  e morto por acidente de carro 10.03.1996 conhecida personalidade maracajuense que na sua simplicidade, soube cativar pobres e abastados.
Com habilidade nata para a culinária, preparava saborosas refeições para o Padre Constantino, depois para famílias, depois em seu estabelecimento e em festas gratuitas promovidas por ele, arrecadando todo o necessário com os abastados, e servindo gratuitamente aos pobres em datas especiais como no Dia das Crianças e o Dia do Trabalhador. Após sua morte a Festa do Trabalhador foi transformada em Festa da Linguiça de Maracaju, que perdura até hoje.
Para esta homenagem foi realizado um trabalho em grafite baseado em fotos da família, e na fama do cozinheiro que fazia "o melhor bife a cavalo da cidade" em seu restaurante "Panela Preta".


Desenho em Grafite - Fernando Preto - Profª Gizely


Em 2012 o trabalho prático com os alunos da Escola Padre Constantino foi sobre Símbolos Africanos: Culturalmente falando a África é um universo complexo de símbolos e significados, e os alunos do Ensino Médio de 2012 utilizaram estes símbolos pintados em preto sobre um fundo de pintura gestual colorida, adicionando fibras naturais, sementes, contas e outros materiais que remetem à vida tribal africana. o Resultado foi incrível, e se tornou um painel!!

Painel Consciência Negra 2012 - Ensino Médio Vespertino 2012 - ProfªGizely




Em 20 de Novembro de 2011 comemoraremos o Dia da Consciência Negra, e a Escola Pe. Constantino de Monte já está preparada para a comemoração: Veja o painel preparado pela Profª Gizely de Artes!

Painel Consciência Negra 2011 - Profª Gizely
Você sabia?

A angolana Leila Lopes de 25 anos desbancou 88 concorrentes e venceu o concurso Miss Universo 2011, realizado no Brasil. Ao ser questionada se mudaria algo em seu corpo, foi taxativa: "Deus me fez, não mudaria nada, me considero bonita, mas tenho um conselho: respeitem uns aos outros".
Fonte: publicação especial da FETEMS - Novembro 2011


Confira o original do painel encontrado no site abaixo, e aproveite para saber mais sobre o assunto:

4 comentários:

  1. Profª, amei seu blog, parabéns pela criatividade, e que linda a escultura na árvore! Sou prof tb, mas de alfabetização e moro em Vilhena-RO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida colega, obrigado por visitar meu blog. Espero que volte sempre que precisar, e disponibilize a sugestão para seus alunos trabalharem também, serão muito bem vindos!

      Excluir
  2. ameii me passa os moldes. por favor preciso pra um trabalho na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, você pode fazer moldes facilmente usando projetores, tudo o que já realizei foi utilizando ideias da internet. Obrigado por visitar meu blog, e volte sempre que precisar!

      Excluir